terça-feira, 21 de maio de 2013

Curso de Monitor de Pesquisa


Aconteceu nos últimos dias 16, 17 e 18 de maio (5ª, 6ª e sábado), na sede da APEA-CA e no salão do Posto de Saúde do Vale do Capão, o curso para os monitores de pesquisa que aplicarão os questionários socioambiental no Vale de Capão. Os 10 alunos selecionados são jovens moradores do Capão que participaram dos cursos de Monitor Ambiental ou Monitor de Recursos Hídricos oferecidos pelo programa PRONATEC em 2012, ou que participaram do curso Turismo Sustentável no Vale do Capão, também durante o ano de 2012.

No primeiro dia a coordenadora Maria Medrado apresentou o Projeto Sustentabilidade em Ação aos alunos de maneira mais aprofundada, passando também alguns aspectos sobre a legislação relacionada ao saneamento nas esferas municipal, estadual e federal. Foi apresentado, também, um pouco do histórico do movimento comunitário no Vale sobre o saneamento, em especial sobre o abastecimento de água.



Em seguida, Diana Almeida, ex-censitária do IBGE no Vale do Capão (Censo de 2010), apresentou  uma aula com os alunos sobre a pesquisa de campo e a coleta de dados de casa em casa. Diana relatou suas maiores dificuldades ao realizar o censo no Capão, oferecendo algumas dicas e adiantando alguns problemas que os alunos podem vir a enfrentar. A aula seguiu com a apresentação de alguns dados sobre o Vale, como o crescimento demográfico desde 2007, e terminou com uma discussão sobre a importância preservação do meio ambiente e a importância de se conservar a natureza do Vale do Capão.




O segundo dia de aula, na 6ª-feira, dia 17, começou com o atual secretário municipal de meio ambiente e turismo de Palmeiras Aruanã de Luca. Aruanã conversou com os alunos sobre as nova propostas de trabalho da secretaria, sobre o trabalho de levantamento dos poços perfurados no Vale do Capão e sobre a nova Lei Ambiental do município de Palmeiras, que oferecerá um marco legal importante para a preservação do meio ambiente.




A segunda parte da aula foi realizada com o cientista social e mestre em antropologia Thiago Bucci. A proposta da aula foi expor aos alunos como se realiza uma pesquisa de campo, buscando sempre respeitar o espaço e a cultura de cada entrevistado. Como Tiago atua com comunidades tradicionais e já realizou diversas pesquisas de campo, foi possível passar aos alunos dicas de como não interferir nas respostas dos entrevistados, como ser imparcial e como superar as dificuldades de campo






Por último, no sábado pela manhã, os alunos tiveram uma aula com o engenheiro agrônomo Danilo Miranda sobre manuseio do GPS e inserção dos dados coletados no Google Earth. A idéia é que os alunos, que estarão equipados com aparelhos GPS no momento da aplicação dos questionários, possam marcar os pontos de cada casa , assim como de poços e nascentes, o que será de grande importância na hora de se elaborar o Plano de Saneamento. Os alunos aprenderam utilizar o aparelho de GPS, marcando a localização e altitude exata de cada ponto que se queira mapear. Em seguida, os alunos foram apresentados ao Google Earth, um programa em que os dados coletados são inseridos sendo possível elaborar mapas marcados com os pontos identificados. Uma vez que todo o Capão esteja mapeado, com cada casa, estabelecimento comercial, nascente e poços localizados, será mais fácil montar um plano que contemple a todos.






É importante ressaltar que todos os dados coletados na etapa de diagnóstico do projeto, em especial os dos questionários, serão confidenciais, sendo apresentados de forma estatistica, sendo que nenhuma informação de nível individual, de um único questionário, será divulgada. As informações, como total de casas, total de casas com abastecimento por nascentes, total de moradores que são favoráveis a uma taxa de água, por exemplo, serão divulgadas na intenção de se enriquecer o debate e a discussão sobre o saneamento. Os dados permitirão que a comunidade tenha um retrato mais claro sobre o que de fato está acontecendo com a distribuição de água, a destinação do esgoto e dos resíduos sólidos, para que possamos juntos encontrar uma solução sustentável.

Por isso, nos próximas semanas, ao receber um dos monitores do projeto em sua casa, não se esqueça que as informações que você oferecerá serão muito importantes para que possamos resolver juntos os problemas de saneamento do Vale.

0 comentários:

Postar um comentário

Próximas Atividades

Procure no Blog

Posts mais vistos