Saneamento

O que é Saneamento?

Saneamento Básico pode ser entendido como o conjunto de medidas que visam preservar ou modificar condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. O sistema de saneamento básico de um município ou de uma região possui estreita relação com a comunidade a qual atende, sendo fundamental para a "saúde" ambiental do município e para a qualidade de vida da população.

Saneamento Ambiental é o nome que se dá ao conjunto de práticas que visam promover a qualidade e a melhoria do meio ambiente, contribuir para a saúde pública e o bem estar da população. Essa área muito se assemelha ao Saneamento Básico, porém tem o foco voltado para as questões ambientais, buscando desenvolver o trabalho de modo altamente sustentável. Desenvolver, por exemplo, sistemas de armazenamento de lixo que conciliem modernidade e preservação, poluindo menos.

Serviços que compõe o Saneamento Básico:

Abastecimento de água potável 
São atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e os respectivos instrumentos de medição.

Esgotamento sanitário 
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, trans- porte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde ligações prediais até o seu lançamento no meio ambiente.    • 

Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos 
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário de varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.Neste caso, é importante salientar que a Lei 11.445 limita-se a traçar diretrizes aos resíduos domésticos, pois, em relação aos resíduos provenientes de serviços de saúde, resíduos industriais e comerciais, a responsabilidade é dos próprios geradores.    

Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas 
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção, para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.

No Brasil, há uma lei que regulamenta estes serviços, a Lei 11.445.



Adaptado de: wikipedia (www.wikipedia.com) e Instituto trata Brasil (www.tratabrasil.org.br)



0 comentários:

Postar um comentário

Próximas Atividades

Procure no Blog

Posts mais vistos