A Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açu (APEA-CA) é uma organização sem fins lucrativos, criada em junho de 1996, por um grupo de pais de alunos do Colégio Municipal de 1° grau de Caeté-Açú que se reuniram com o intuito de refletir a educação na comunidade. A APEA-CA está localizada no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, com sede própria na Vila do Distrito de Caeté-Açú (ou Vale do Capão, como é conhecido).
Constituída com a missão de estímulo da melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade, centra seu foco nas atividades voltados para os aspectos educacionais, culturais, ambientais e para a agricultura, buscando viabilizar iniciativas que favoreçam a comunidade, contribuindo para o fortalecimento da mesma através da educação, da inclusão social, do apoio às manifestações culturais locais e do desenvolvimento do turismo sustentável.
A APEA-CA é formada pela presidência, pela diretoria financeira, pela secretaria e pelo conselho fiscal. É composta por mais de duzentos sócios, sendo hoje a mais importante organização civil no Distrito de Caeté-Açú, reconhecida como de Utilidade Pública Estadual através da lei nº 12004 de 29 julho de 2010.
Ao longo de sua história foram construídas, além da sua sede, banheiros públicos, pontes, restauração da igreja católica e a viabilização da chegada do correio na vila através de parcerias com a prefeitura. Além destas atividades, a APEA-CA realizou diversas palestras e cursos em parceria com órgãos como o Sebrae, Senai, entre outros.
Construção da Ponte da Rua dos Gatos - 2012
Construção da Ponte da Rua dos Gatos - 2012
Santiário Público na Vila
A APEA-CA também foi proponente do Projeto Chapada, voltado para a formação continuada das equipes pedagógicas e mobilização política em prol da qualidade da educação em municípios da região, no ano de 2000. O Projeto Chapada foi financiado pela empresa Natura Cosméticos e de 2000 a 2008 esteve vinculado à APEA-CA. Com o crescimento e a solidificação do Projeto Chapada, no ano de 2008 foi criado o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atualmente atua em 22 municípios da Chapada Diamantina, oferecendo formação continuada de equipes pedagógicas municipais, mobilização política e sistematização da prática pedagógica para disseminação em outros municípios.
Outro avanço de grande destaque da APEA-CA foi a implementação do projeto do Centro de Inclusão Sócio Digital em parceria com Governo do Estado da Bahia em fevereiro de 2009. A parceria foi formalizada com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI – por meio de um Convênio de Cooperação, e seu objetivo é a inclusão digital da população de Caeté-Açú, oferendo acesso a computadores e internet.O Centro conta hoje com 10 computadores e estabilizadores, uma impressora, um
servidor, mesas e cadeiras cedidos pela SECTI, o que possibilita a realização de cursos diários de informática básica, informática e leitura e educação ambiental, para crianças, jovens e adultos.
Inauguração do CDC
A implantação do Centro Digital também possibilitou a realização de um convênio junto à ATN – Associação Telecentro de Informação e Negócios, uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) sediada em Brasília, DF, criada para apoiar o desenvolvimento e a sustentabilidade de telecentros. Por meio desta parceria, firmada em 2011, são oferecidos cursos à distância de informática básica, educação ambiental, empreendedorismo e culinária e manipulação de alimentos.
Outra parceria de grande relevância para a comunidade possível graças à implantação do Centro Digital foi a realizada com a Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açú, no ano de 2010. Através desta parceria, o centro e toda sua infraestrutura ficaram disponíveis para alunos e professores realizarem pesquisas em horário escolar, já que a escola não conta com sala de computação. Para manter o Centro Digital em funcionamento, a APEA-CA realizou adaptações no seu espaço (pintura da sede na cor padrão, colocação de divisória, aquisição de linha telefônica, entre outras) e é responsável pelo custeio do telefone, da internet, conta de luz e manutenção de um instrutor em horário comercial para atendimento à comunidade. É importante ressaltar que os computadores e impressora ficam à disposição da comunidade para acesso a internet para fins sociais e educacionais.
No campo da atuação no desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável, atualmente a APEA-CA executa o projeto “Turismo Sustentável no Vale do Capão”. O referido projeto foi selecionado por meio de um edital de seleção de projetos sócioambientais da empresa TAM Linhas Aéreas S/A, firmando um contrato de parceria entre a APEA-CA e a TAM com valor de R$70.000,00. Trata-se de uma capacitação em Turismo Sustentável para um grupo de 20 jovens moradores do Vale do Capão com
idade entre 16 e 21 anos durante o período de maio a dezembro de 2012. Integram o referido projeto cursos de Inglês e Espanhol, Saberes Fundamentais do Turismo Sustentável e oficinas sobre diversos assuntos relacionados ao tema: conduta consciente de mínimo impacto, saúde e primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios florestais, geografia, cartografia e orientação espacial, apicultura, agricultura orgânica e permacultura.
Dentre as ações que vem sendo realizadas com o apoio da APEA-CA é importante destacar a parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Seabra e o Governo Federal através do PRONATEC, Programa de Ensino Técnico profissionalizante, que oferecerá dois cursos que serão realizados no Vale do Capão: monitor ambiental e gestor de recursos hídricos. Para cada um dos cursos foram disponibilizadas 30 vagas para jovens e adultos moradores do Vale do Capão.
As três experiências de capacitações que vêm acontecendo na comunidade permitem um aprofundamento das discussões referentes ao planejamento territorial e as formas de distribuição e gestão dos recursos hídricos, fortalecendo a APEA-CA na tomada de decisões e na elaboração de um plano participativo de saneamento ambiental. O projeto apresentado se situa, portanto, em condições favoráveis, possibilitando a continuidade do aprendizado desenvolvido nas capacitações através da construção de um plano de
saneamento ambiental.
Ainda dentro das ações educativas, a APEA-CA está instalando uma Mini Biblioteca com 1.000 títulos infantis e infanto-juvenis em parceria com o Instituto Brasil Solidário – IBS, uma OSCIP sediada em São Paulo, SP, que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Projetos e Ações Realizadas:
- Sediou o I Encontro de Ternos de Reis da Chapada Diamantina (2000);
- Proponente do Projeto Chapada (formação de Coordenadores Pedagógicos da Chapada) com patrocínio da Fundação Abrinq e Natura Cosméticos (2000);
- Realização de parceria com órgãos públicos para a chegada do correio (2000);
- Articulação para restauração da igreja católica (2004);
- Construção de banheiros públicos na vila e na rua dos Campos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR (2006);
- Construção da sede da APEA-CA em parceria com a Natura Cosméticos (2006);
- Construção da ponte que dá acesso ao bairro do Bomba em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR (2009);
- Implantação do Centro Digital para a Cidadania (CDC) em parceria com o Governo da Bahia (2009);
- Parceria com a Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açú para utilização do Centro Digital para pesquisas durante o período de aulas (2010);
- Construção das pontes do Gorgulho e dos Gatos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR (2011);
- Proponente da Capacitação “Turismo Sustentável no Vale do Capão”, patrocinada pela TAM linhas aéreas S/A;
- Implantação de uma minibiblioteca em sua sede com mil títulos infantis e infanto-juvenis em parceria com o Instituto Brasil Solidário (2012).
Parabéns pela iniciativa!! No que eu puder ajudar é só me chamar...
ResponderExcluirForça ai galera!!
Zig