O Projeto Sustentabilidade em Ação foi desenhado a partir da demanda presente na comunidade do Vale do Capão de se discutir e encaminhar as questões relacionadas ao saneamento do Vale, em especial no tocante à distribuição de água e tratamento do esgoto.
Os objetivos central e específico do Projeto são os seguintes:
Objetivo Central
Construção do Plano de Saneamento Ambiental para o Vale do Capão, Chapada Diamantina, por meio de um trabalho de Educação Ambiental composto de capacitação de jovens para a elaboração do diagnóstico socioambiental do local e da discussão e implementação de modelos de tecnologias alternativas de sanitários ecológicos.
Objetivos Específicos
1. Capacitar monitores locais de pesquisa;
2. Elaborar diagnóstico socioambiental da comunidade do Vale do Capão;
3. Conscientizar, capacitar e implementar técnicas alternativas em saneamento;
4. Construir plano de saneamento para o Vale do Capão;
5. Articular o trabalho de educação ambiental e a implementação de políticas públicas;
6. Criação e divulgação de manual orientador – cartilha e vídeo- para a replicação da experiência em outras localidades.
Para alcançar estes objetivos, o projeto, que será executado ao longo do sano de 2013, foi dividido em 4 etapas. Vejamos cada uma delas:
1ª ETAPA: Trabalho de educação ambiental por meio de construção de um diagnóstico socioambiental
Duração: 4 meses
Recursos previstos: facilitadores, bolsistas, material de divulgação (impressões preto&branco, impressões coloridas, confecção de banners), material para pesquisa (pranchetas, papel, caneta, etc), diária de consultores para auxílio nas pesquisas documental e de campo.
Nesta etapa, os facilitadores elaborarão, em conjunto com um grupo de jovens bolsistas do próprio Vale, uma pesquisa documental e bibliográfica sobre o histórico e demandas de saneamento da comunidade. A partir desta pesquisa será elaborado e aplicado um questionário sobre os modelos utilizados para saneamento (abastecimento de água, destinação de dejetos líquidos e sólidos, etc) por toda comunidade do
Vale além de realizada um pesquisa de campo sobre os impactos gerados pela inadequação dos sistemas de saneamento atuais. Assim, pretende-se tirar uma “fotografia” de qual a situação atual do Vale, quais problemas enfrentamos e quanto precisa ser feito.
Nesta etapa, o apoio do pessoal do PSF do Capão vai ser de importância fundamental para levantamento de dados e também para colaboração nas informações que devem ser levantadas ou atualizadas.
2ª ETAPA: Trabalho de educação socioambiental por meio de oficinas de conscientização, capacitação e implementação em técnicas alternativas em saneamento.
Duração: 3 meses
Recursos previstos: facilitadores, material de divulgação (impressões preto&branco, impressões coloridas, confecção de banners), alimentação (coffee break) para as reuniões e oficinas, instrutores de oficinas, material para elaboração de 3 fossas.
Esta etapa prevê a realização de 3 oficinas:
1 - Apresentação para toda a comunidade do diagnóstico levantado na etapa anterior com informações sobre impactos ambientais e de saúde do lixo e da destinação do esgoto.
2 - Oficina de soluções ecológicas sustentáveis em saneamento. ]
Esta oficina terá o objetivo de discutir os limites e avanços das práticas em saneamento, apresentando soluções mais adequadas aos preceitos da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Os temas de técnicas de captação de água da chuva, reutilização de água doméstica, coleta seletiva de lixo e destinação de esgoto doméstico serão abordados com maior ênfase.
3 - Oficinas de capacitação técnica para a construção e implementação de alternativas ambientalmente corretas em saneamento.
Nestas oficinas pretendemos apresentar as técnicas alternativas ambientalmente corretas em saneamento e como construí-las. Terá como público-alvo profissionais da construção (pedreiros e auxiliares de pedreiros) e demais interessados da comunidade. Durante esse encontro serão definidos os pontos de implementação de três experiências de fossas bio-sépticas no Vale do Capão.
3ª ETAPA: Trabalho de educação ambiental por meio de oficinas para a construção do plano de saneamento para comunidade do Vale do Capão.
Duração: 4 meses
Recursos previstos: facilitadores, material de divulgação (impressões preto&branco, impressões coloridas, confecção de banners), alimentação (coffee break) para as reuniões de elaboração e discussão do plano de saneamento, consultores (um da área exata, como engenheiros, biólogos, etc., e outro da área de humanas, como geólogos, antropólogos, sociólogos, etc.) para auxílio na elaboração de propostas de planos de saneamento, transporte e alimentação para os facilitadores e comissão de moradores para reunião com órgãos competentes em outros municípios (Seabra),
Nesta etapa, tendo em mãos e em mente os produtos gerados nas etapas anteriores, ocorrerão as reuniões de elaboração e discussão do plano de saneamento. Contaremos com a colaboração de consultores, que auxiliarão na parte técnica da construção do plano. Em outras palavras, estes consultores nos indicarão o que podemos e o que não podemos fazer, em termos físicos, considerando as especificidades do Vale, e como devemos levar a cabo as mudanças sem prejudicar ninguém na comunidade. Esta etapa pretende integrar a comunidade para validação conjunta de uma proposta de Plano de Saneamento elaborada pelos consultores e apresentação deste Plano para os órgãos competentes, para sua posterior implementação.
Estão previstas pelo menos 5 reuniões com a comunidade, equipe do projeto, parceiros e consultores para a elaboração do Plano de Saneamento.
Após as reuniões com a comunidade para a discussão e validação da versão preliminar do projeto de saneamento para o Vale do Capão, e uma vez aprovado este plano, o Projeto prevê reuniões com órgãos competentes para apresentação do projeto e encaminhamentos para a sua execução. Estas reuniões serão realizadas pelos facilitadores e por representantes da comunidade e visam o encaminhamento da proposta para que ela possa finalmente ser colocada em prática.
A pressão da comunidade e o acompanhamento da proposta junto aos órgãos públicos serão de extrema importância! O Projeto Sustentabilidade em Ação prevê atividades até este ponto, de elaboração do plano e sua apresentação e discussão com os órgãos competentes. Após esta etapa, é imprescindível que a comunidade tenha força para pressionar para que ele saia do papel o quanto antes! A ideia é manter uma comissão montada que irá monitorar a partir daqui os encaminhamentos desta política pública.
4ª ETAPA: Criação e divulgação de manual orientador para a replicação da experiência em outras localidades.
Duração: 3 meses
Recursos previstos: facilitadores, revisão e diagramação de manual orientador em formato de cartilha, Impressão de cartilhas, transporte e hospedagem coordenadores para visita aos municípios, edição de vídeo, criação de capa de CD, reprodução de CDs, despesas de correios para envio de material a outros municípios.
Após todo este processo, a equipe do projeto pretende divulgar a experiência para outras localidades que, como o Capão, sofrem com os problemas de saneamento. Dessa forma, esta etapa visa a construção de um manual orientador que possa ser divulgados em outras localidades da Chapada Diamantina e do Brasil, tanto presencialmente em 10 municípios (para apresentação e divulgação da cartilha para prefeituras, secretarias e escolas) como virtualmente através do blog e contatos via e-mail com os 23 municípios do território Chapada Diamantina. Este manual apresentará de forma didática todos os passos dados durante o trabalho e sistematizará os registros pedagógicos elaborados ao longo do projeto.
Vale destacar que todas as etapas serão filmadas e fotografadas para elaboração do manual.
COMUNIDADE: SEM A SUA PARTICIPAÇÃO NADA DISSO SERÁ POSSÍVEL!
· RECEBAM COM CARINHO O BOLSISTA QUE VISITARÁ A SUA CASA
· COMPAREÇAM ÀS OFICINAS E REUNIÕES
· DÊEM SUAS SUGESTÕES E OPINIÕES
· OUÇAM COM CALMA AS SUGESTÕES E OPINIÕES DOS OUTROS
· COLABOREM PARA QUE POSSAMOS JUNTOS CHEGAR A UM ACORDO
E ACOMPANHEM AS NOTÍCIAS PELO NOSSO BLOG (www.sustentabilidadevaledocapao.blogspot.com.br)
Caso você queira participar também como consultor, bolsista, doador (este projeto pode ser ainda maior!), oficineiro, membro da comissão, voluntário... entre em contato conosco! Procurem por Maria ou Vitória ou entrem no nosso blog e vejam as outras formas de contato.