Curso de Técnicas Alternativas em Saneamento e Construção de Fossa Bio Séptica

Descubra mais sobre esta atividade! A fossa foi construída no Rufino Rocha, que teve seu banheiro reativado.

Análise da qualidade da água de dois pontos de captação do Capão

Com o apoio do IFBA, realizamos a análise da qualidade da água do Batista e de uma nascente na Mata. Clique aqui para saberos resultados!

Curso de Monitores do Projeto Sustentabilidade em Ação

Descubra mais sobre esta atividade! Os monitores realizarão o levantamento de dados no Vale do Capão.

Lixo na comunidade

Você sabe para onde vai o lixo coletado no Capão? Descubra mais sobre o Lixão de Palmeiras.

Vale do Capão

O Vale do Capão é um dos distritos que mais crescem na região. Será que estamos conseguindo preservar este lugar tão bonito com todo esse crescimento desordenado?

Vila do Vale

Você sabe quantas casas existem no Vale? E quantas existiam há 5 anos atrás? Com o auxílio do PSF do Vale e da Prefeitura de Palmeiras trazemos esses dados até você.

APEA-CA

Descubra mais o que a Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açu vem fazendo pela comunidade.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Curso de TÉCNICAS ALTERNATIVAS EM SANEAMENTO

Curso de TÉCNICAS ALTERNATIVAS EM SANEAMENTO
Para profissionais da construção e público em geral

Venha aprender mais sobre fossas bio-sépticas, filtros biológicos, fossas secas, saúde e saneamento, legislação sobre construções, zoneamento, entre outros temas, além de construir uma fossa bio-séptica no Rufino Rocha.

Dias 28, 29 e 30/11 e dias 5, 6 e 7/12 (5as e 6as das 19:00 às 20:40 na APEA-CA – Vila e sábados a partir das 8:30hs no Rufino Rocha - aulas práticas)

Para mais informações e inscrições:  3344 1376/1077, e-mail sustentabilidadevaledocapao@gmail.com

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

MUTIRÃO NO RUFINO ROCHA

MUTIRÃO NO RUFINO ROCHA

Para reativação do banheiro e realização de oficina de construção de fossa bio-séptica

Dia 23/11 (sábado) a partir das 8:30hs

Traga as suas ferramentas e disposição para trabalharmos juntos!
(haverá almoço para os participantes)

Para mais informações: 3344 1376/1077, email sustentabilidadevaledocapao@gmail.com

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Programe-se: reuniões dos grupos focais do Riacho do Ouro (inclui Buena, Engenho Velho, Fundão e Rodas) e da Vila

As próximas reuniões dos grupos focais realizadas pelo Projeto Sustentabilidade em Ação ocorrerão esta semana, no sábado e no domingo!  Confira os horários e locais:


Reunião com os grupos focais na   
Comunidade


Riacho do Ouro (inclui Buena, Engenho Velho, Fundão e Rodas)
                                                                             
·        Data: 09/11/2013 (sábado)
·        Horário: 17:00 hs
·        Local: Salão do Posto de Saúde


Vila (inclui Centro, Gatos, Gorgulho e Rua do Juca)

·        Data: 10/11/2013 (domingo)
·        Horário: 10:30 hs
·        Local: Salão do Posto de Saúde



Os "grupos focais" são grupos mais localizados, em que focamos nos problemas de uma região específica. Nestas reuniões a ideia é discutirmos juntos as questões de cada bairro para encontrarmos soluções específicas para cada localidade.



Venha! Participe! Colabore!


Vamos construir juntos um plano de saneamento (água, esgoto e lixo) para o Vale do Capão.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Programe-se: Reunião com Grupos Focais - Região dos Campos e Bairro do Bomba

As próximas reuniões dos grupos focais realizadas pelo Projeto Sustentabilidade em Ação ocorrerão esta semana, na 5a e 6a-feira! Confira os horários e locais:


Reunião com os grupos focais na   
Comunidade


Campos (inclui Riachinho, Campinas, Lagoa....) 
                                                                             
·        Data: 31/10/2013 (quinta-feira)
·        Horário: 18:30 hs
·        Local: Escola dos Campos (na entrada para a trilha para a ACVVC)


Bomba

·        Data: 01/11/2013 (sexta-feira)
·        Horário: 18:30 hs
·        Local: :Lanchonete de Jane

Os "grupos focais" são grupos mais localizados, em que focamos nos problemas de uma região específica. Nestas reuniões a ideia é discutirmos juntos as questões de cada bairro para encontrarmos soluções específicas para cada localidade.



Venha! Participe! Colabore!


Vamos construir juntos um plano de saneamento (água, esgoto e lixo) para o Vale do Capão.

Capacitação de Gestores do Fundo Estadual de Meio Ambiente

Nos dias 16 e 17 de outubro, Maria e Hiandra, coordenadoras do projeto, participaram da capacitação realizada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia para a prestação de contas dos recursos destinados ao projeto. A capacitação ocorreu na Fundação Luis Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo, em Salvador.

Os dias de curso foram fundamentais para que a equipe compreendesse corretamente a forma de prestação de contas com o Estado. Estiveram presentes todas as organizações que foram contempladas pelos recursos do FERFA no ano de 2013 tendo sido um importante momento de intercâmbio com outras experiências de educação ambiental realizadas no Estado da Bahia.

É de extrema importância os convênios e parcerias que vem sendo realizados entre o poder público e a sociedade civil. Contudo, também é fundamental que para que estas parcerias se fortaleçam, a sociedade civil esteja apta  a gerir os recursos públicos de forma transparente, ética e com conhecimento técnicos sobre a forma adequada de prestação de contas.

Grupos Focais

Após a apresentação do diagnóstico socioambiental geral para o Capão, o projeto "Sustentabilidade em Ação" concentrará as suas atividades com as localidades / povoados que compõem o Capão: Brancos, Mata, Vila, Campos, Riacho do Ouro e Bomba.

Nos dias 10 e 11 foram realizados dois encontros na escola Rufino Rocha com os grupos Brancos e Mata. Nestes encontros foram apresentados os diagnósticos de cada uma das localidades sendo discutidos os problemas e soluções referentes ao abastecimento de água. Apesar de ter poucas pessoas os encontros foram bastante produtivos.

O objetivo do encontro com os grupos focais é de ouvir os moradores suas necessidades reais e enfrentamentos na localidade relacionada ao saneamento, também de saber e reconhecer o que eles querem, que tipo de abastecimento de agua, qual a ideia que se tem do lixo e do esgoto, que tipo de fossa é mais adequado àquela localidade e propor ações para a melhoria e implementação dos serviços de saneamento.

Este é o momento necessário que estamos vivendo em todos os municípios. É necessário que os moradores se manifestem e busquem soluções para aquilo que eles realmente necessitam. Pensando sempre nos objetivos coletivos do planejamento, do estabelecimento das metas e da busca de alternativas e formas de implementação de um sistema que de fato solucione os problemas enfrentados no Vale do Capão.

2ª Reunião com a Comunidade: Apresentação do Diagnóstico

No dia 5 de outubro 2013, o projeto Sustentabilidade em Ação realizou mais uma reunião com a comunidade, desta vez para apresentação do diagnóstico socioambiental. Nesta oportunidade foram apresentados os dados referentes aos questionários aplicados em todas as residências e estabelecimentos comerciais do Capão pelos monitores de pesquisa no período de junho a setembro, tendo como propósito apresentar os dados para a comunidade de tal forma que todos ficassem sabendo do resultado do trabalho que foi realizado.
Os monitores que participaram do projeto visitaram 933 casas e 116 estabelecimentos comerciais, coletando informações e georeferenciando todos os imóveis, buscando dados que direcionem o plano de saneamento do Capão.
Diante deste contexto é preciso repensar os nossos problemas e permitir, dentro de cada um, a mudança, o reconhecimento de que algo está errado; de que algo está acontecendo e que devemos fazer alguma coisa imediatamente para reparar o que está errado ou que fazemos por ignorância do não conhecimento.

Um dado que chamou a atenção foi a quantidade de fossas negras existentes (73,3% do total de fossas), o que pode contaminar os lençóis freáticos. Outro dado relevante é o posicionamento em relação a água  tratada com cloro e flúor:  87,1  % não querem agua com cloro e 77,2% não querem flúor. Esta informação se lança como um desafio, pois as entidades que trabalham com distribuição de água como a Embasa e a Central não fornecem água sem tratamento. Nesse caso, caso seja de interesse coletivo, o Capão terá que pensar em possibilidades de gerenciamento da água pela própria comunidade. 

Oficina de Capacitação em Políticas e Planos Municipais de Saneamento Básico

Nos dias 23 a 27 de setembro de 2013 em Seabra, duas coordenadoras do projeto Sustentabilidade em Ação, Maria e Hiandra,  tiveram a oportunidade de participar de uma Oficina de Capacitação em Políticas e Planos Municipais de Saneamento Básico oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR). Este evento contou com a participação dos poderes públicos e organizações da sociedade civil de alguns municípios da Chapada Diamantina. 

O curso foi ministrado pela bióloga e educadora ambiental Celiane Santiago que realizou uma reflexão aprofundada sobre o percurso da Política de Saneamento no Brasil e o processo de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento. O curso possibilitou ao grupo mais conhecimento sobre saneamento, por meio de aulas expositivas, estudo de texto, explanação e socialização de saberes e praticas dos municípios. Foram discutidos problemas relacionados ao saneamento básico, tais como o mau funcionamento das fossas; o esgoto lançado nos rios; o lixão; a educação ambiental; a drenagem; a insuficiência no abastecimento de água; o tratamento de água para consumo; o planejamento de uso e ocupação do solo; etc.

Conforme planejamento do governo, os municípios têm até 2014 pra fazer seu PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) como determina a Lei 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais e a Politica Federal de Saneamento Básico. Um dos princípios fundamentais dessa lei é a universalização dos serviços de saneamento básico, para que todos tenham acesso ao abastecimento de água com qualidade e em quantidade suficiente às suas necessidades, à coleta e tratamento adequado do esgoto e do lixo, e ao manejo correto das águas pluviais (águas da chuvas).
Por conta do prazo estipulado os municípios estão na corrida para construção dos seus planos até agosto do ano que vem. Dessa forma, o curto período de tempo para a elaboração dos planos implica em um maior cuidado dos municípios para que não sejam feitos de forma superficial e sem a participação da comunidade. No decorrer do curso, a consciência quanto à importância do plano possibilitou aos participantes retornar paras suas cidades com uma visão melhor do que é mesmo esse plano e como incluir os cidadãos na sua construção.
 Outro ponto interessante foi saber que há outras formas de gerenciamento do abastecimento de água além da Embasa e Central: são os SAAs, a exemplo do que acontece em Ibitiara.

Foi resaltada a importância da mobilização social e da participação na construção do PMSB,  apontado-se a necessidade de aprender a saber ouvir, valorizar e considerar a fala do outro durante a discussão, reunir lideranças interessadas, envolver os cidadãos no PMSB e convencer a todos de que a participação é muito importante. 

Durante a capacitação tivemos a oportunidade de apresentar o nosso projeto “Sustentabilidade em Ação” como experiência exitosa de construção de planos participativos, e conhecemos também os trabalho na cidade de Marcionílio e Barra da Estiva que mostraram como vem sendo realizado o seu plano de resíduos sólidos.

A capacitação foi um importante momento para dividir e socializar experiências que ajudaram a ampliar e nortear nossas atividades e refletir sobre a construção do Plano de Saneamento do nosso município. Afinal, não é só fazer o plano, mas dar a vida a ele, e, para isso é fundamental a participação coletiva da sociedade.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Programe-se: Reunião com os Grupos Focais - Brancos (10/10) e Mata (11/10)

Não se esqueça!
Nesta quinta e sexta faremos as primeiras reuniões dos grupos focais do Vale do Capão, para discutirmos os problemas e soluções de cada bairro!

Os "grupos focais" são grupos mais localizados, em que focamos nos problemas de uma região específica. Nestas reuniões a ideia é discutirmos juntos as questões de cada bairro para encontrarmos soluções específicas para cada localidade.


Reunião com os grupos focais na   
Comunidade

Brancos (povoado dos brancos até doce mel)
                                                                             
·        Data: 10/10/2013 (quinta-feira)
·        Horário: 17:30 hs
·        Local: Escola Rufino Rocha

Mata (povoado só da mata)

·        Data: 11/10/2013 (sexta-feira)
·        Horário: 17:30 hs
·        Local: Escola Rufino Rocha


Venha! Participe! Colabore!


Vamos construir juntos um plano de saneamento (água, esgoto e lixo) para o Vale do Capão.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

2ª Reunião com a Comunidade do Capão


Vamos construir juntos um plano de saneamento (água, esgoto e lixo) para o Vale do Capão.

2ª Reunião com a
Comunidade do Capão
                                                   
·      Data: 05/10/2013 (Sábado)
·      Horário: 16:00 hs
·      Local: Salão do Posto de Saúde

    Pauta:
  •  Apresentação do Diagnóstico Socioambiental (pesquisa realizada de casa em casa);
  •  Informações sobre as ações realizadas;
  •  Divulgação da data das visitas aos Grupos Focais; 
  • Definição de representantes da comunidade para a construção do plano de saneamento;
  •      Incorporação de sugestões.


Venha! Participe! Colabore!


Para maiores informações, falar com Maria, Vitória ou Hiandra nos telefones 3344-1077 ou no blog: www.sustentabilidadevaledocapao.blogspot.com

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Reuniões de Orientação com os Monitores de Pesquisa

Data: 05 de agosto de 2013
Horário: 18:00 hs
Local: Casa de Maria
Presentes: Lisiane, Amanda, Wanessa, Paloma, Cristiane, Solange, Rebeca e Aruana (monitores) e Maria, Hiandra e Vitória (coordenação)
Pauta:
·         Informações sobre a construção do Plano de Saneamento do Município de Palmeiras
Relato da Reunião:
No dia 05 de agosto houve mais um encontro para conversar sobre o andamento do trabalho dos monitores em campo e acompanhar seus trabalhos na comunidade.
Neste momento foram apresentados os trabalhos já realizados e os que ainda faltam realizar, sendo relatadas as dificuldades encontradas. Com a extensão do Capão, alguns monitores não conseguiram terminar o trabalho na data prevista e por conta disso realizaram ou realizarão diárias extras. No encontro foram reorganizadas as localidades que ainda faltam serem concluídas e foi conversado sobre o trabalho de sistematização dos dados.
Os monitores relataram que foi interessante fazer parte desse trabalho de diagnóstico e que muitas pessoas agradeceram por esse projeto, por esta iniciativa. Falaram também que entre os entrevistados foi gerado muitas especulações referentes aos poços artesianos e a vinda da Embasa. Em seguida os mesmo começaram a falar o que vivenciaram em campo como às idas e vindas nas casas que não tinham gente,  os cachorros, as pessoas que não quiseram atender, as que deram atenção  servindo café com bolo e tortas. Por fim, falaram do entusiasmo, das dificuldades e das necessidades para a concretização do trabalho.
Foi conversado também sobre a importância da participação de todos os monitores na apresentação do diagnóstico para a comunidade e todos os presentes concordaram em participar, afirmando a importância dessa etapa para a construção do plano de forma participativa com a comunidade.


Reuniões com a FAPS – Fundação de Administração e Pesquisa Econômica - Social

Data: 25 de julho de 2013
Horário: 9:00 hs
Local: SEDESP / Palmeiras
Presentes:  Aruanã H. de Luccas - Sec. de Meio Ambiente e Turismo, Orlane  - Sec.  de Assistência Social, Eraldo Nery - Chefe de gabinete, Hiandra Rodrigues  – Ass. De Pais Educ. e Agricul. de Caeté - Açú - APEA CA - Projeto Sustentabilidade em Ação, Marcos Paulo (Marquinhos) Grupo Ambientalista de Palmeiras – GAP,  Najla – Projeto de Educ. Ambiental e Mobilização Social em Saneamento - PEAMSS
Pauta:
·         Informações sobre a construção do Plano de Saneamento do Município de Palmeiras
Relato da Reunião:
No dia 25 de julho de 2013, na Secretaria de Desenvolvimento – SEDESP em Palmeiras, foi realizada uma reunião com a FAPS – Fundação de Administração e Pesquisa Econômica - Social, empresa contratada pela Prefeitura para a construção do Plano de Saneamento Básico do Município.
Camargo, representante da FAPS, falou sobre a forma que vai ocorrer o trabalho no município. Hiandra falou sobre o projeto Sustentabilidade em Ação e as suas etapas que já vem sendo realizado há alguns meses no Vale do Capão. Camargo ressaltou a necessidade de alinhamento entre o projeto e o plano já que os dados revelados pelo diagnóstico serão de suma importância para o andamento do trabalho do plano Municipal e que gostaria de estar presente durante as reuniões coletivas que haverá no Capão. Camargo também pede mobilização da Associação e ressalta a importância da participação de todos os envolvidos nos encontros que haverá na sede no decorrer da construção do PMSB.
No encontro também foi falado sobre a Política Nacional de Saneamento Básico, instituída através da lei Federal n°11.445/2007, e da importância da formação do grupo que precisa ser criado: o Grupo de Trabalho Municipal de Saneamento (GTMS) para a construção do plano. Neste grupo será importante a participação de 7 integrantes: Secretário Municipal responsável pelo Plano de Saneamento, que será o coordenador do GTMS, 01 representante da câmera de vereadores , 01 representante da EMBASA, 03 representantes da sociedade civil que  deverá ser institucionalizado através de Decreto Municipal para que possa atuar como instancia consultiva e deliberativa  responsável pela elaboração do PMSB.

A reunião foi proveitosa e acreditamos que podemos compartilhar informações que seja de importante para a construção do plano. O projeto se colocou a disposição para colaborar.

Reuniões com o IFBA

Data: 21 de junho de 2013
Horário: 8:00 hs
Local: ICMBio / Palmeiras
Presentes: Marcelo Magalhães, Maria Medrado e Vitória Moraes (Projeto)
Pauta:
·         Possibilidades de apoio do IFBA ao projeto.
Relato da Reunião:
Na reunião realizada no dia 21/06 com o professor Marcelo Magalhães, biólogo e mestre em Engenharia Ambiental, podemos definir melhor quais os elementos importantes de avaliação da qualidade da água necessária para a construção de um plano de abastecimento para o Capão. O professor ressaltou que o Protocolo de Avaliação Rápida (PAR) pode representar a metodologia adequada para analisar a qualidade da água das principais fontes de abastecimento do Capão.
Marcelo ressaltou que além da PAR, deve haver um monitoramento periódico da água, além de um trabalho de educação ambiental com o objetivo de preservar os recursos hídricos da comunidade. Disse que tem experiência com o tema e foi apresentada a possibilidade do professor realizar a avaliação da qualidade da água com o apoio dos alunos do IFBA de Seabra e dos alunos que concluíram as formação em Monitoramento de Uso e Conservação de Recursos Hídricos e de Monitoramento Ambiental oferecidos pelo IFBA no Capão em 2012.

Embora haja uma boa vontade em contribuir com o projeto, a parceria com o IFBA depende da resolução de questões burocráticas para que possa haver realmente uma cooperação efetiva. Aguardamos um posicionamento da instituição para iniciarmos um trabalho conjunto.

Reunião com a CERB

Data: 25 de julho de 2013
Horário: 16:00 hs
Local: CERB Salvador
Presentes: Humberto Mascarenhas (CERB), Maria Medrado e Vitória Moraes (Projeto)
Pauta:
·         Coletar informações sobre as fontes de recursos hídricos do Capão (nascentes, poços e lençóis freáticos);
·         Possibilidades de apoio da CERB ao projeto.
Relato da Reunião:
A primeira reunião do projeto Sustentabilidade em Ação com a CERB aconteceu no dia 25 de julho na sede da instituição no Centro Administrativo da Bahia. Após a primeira reunião com as organizações comunitárias, foi identificado pelos presentes a importância de entrar em contato com a CERB para procurar mais informações sobre os recursos hídricos do nosso distrito. Marta Simões, moradora do Capão atual diretora da Escola Comunitária Brilho de Cristal, identificou o geógrafo Humberto Mascarenhas, responsável pela gerência de perfuração de poços da empresa como uma fonte de informações que colaborem na formulação do plano de saneamento do Capão.
Humberto, desde o primeiro contato, se mostrou disponível a ajudar no projeto, passando-nos as informações do poço perfurado pela CERB em 2000. Segue os dados enviados por e-mail:
O vale do Capão encontra-se situado sobre rochas metasedimentares(metaarenitos) da Formação Tombador. O tipo de aquifero que ocorre nessas rochas é do tipo fissural. Para detecção destes aquiferos é necessario a realização de estudos hidrogeologicos especificos para locação dos alvos.

A localidade hoje é abastecida da captação de agua subterranea atraves de poço tubular perfurado em 14/03/2000. 

Dados do poço:

Coordenada geografica: 12º37´01´´S
                                        41º29´45´´W
Profundidade:114 metros
Nivel Estatico: 2,22 metros
Nivel Dinamico: 24,39 metros
Vazão:23.290 l/h
Entrada de agua(fendas): 39, 85 e 96 metros
Qualidade da agua: Excelente

Após contato via e-mail, Maria, Vitória e Humberto realizaram uma reunião na sede da CERB. Neste encontro foram aprofundadas informações sobre as consequências socioambientais relativas às perfurações de poços, as possibilidades de contaminação das águas subterrâneas e sobre o poço perfurado pela CERB. Durante a conversa, foi ressaltada a importância da população está consciente em relação a utilização desse recurso natural.
Sobre o poço perfurado pela CERB, Humberto afirma que  a qualidade da água desta fonte muito boa. Sobre informações referentes às demais fontes de abastecimento de água do Capão, a CERB não tem dados sobre eles, nem tampouco informações mais detalhadas sobre os lençóis freáticos existentes neste  micro-espaço aonde se situa o Capão e sobre as nascentes utilizadas pela população.
Durante a conversa, Humberto considerou grave o problema da quantidade de poços que estão sendo perfurados, alertando o perigo da contaminação dos lençóis freáticos pelas fossas das casas próximas. Colocou que não há necessidade de tantos poços, uma vez que a comunidade tem um poço coletivo que tem um índice de vazão alto, e considera que se houvesse um consumo moderado, apenas esse poço seria necessário para toda a população do Capão.
Sobre a questão da utilização da água, considera que seja importante o pagamento de uma taxa de água de acordo com o consumo, ainda que isso não represente a contratação da empresa EMBASA para gerir a distribuição de água. Falou de outras experiências de captação e gestão dos recursos hídricos realizadas com a participação da comunidade junto com a CENTRAL  que são bem sucedidas e acredita que esta pode ser uma possibilidade para o Capão. Contudo, ressaltou a importância de trabalhos de educação e conscientização ambiental com a comunidade, além de um monitoramento periódico da qualidade da água e das fontes de recursos hídricos, em especial do nível de nitrato, que pode representar um importante fator de contaminação da água.

Por fim, demonstrou o interesse em colaborar com o projeto, em especial no momento que o diagnóstico sócio-ambiental do Capão fosse concluído e que, com ele, tivermos um desenho mais detalhado da nossa realidade.

Reuniões com professora Gabriela de Toledo departamento de Engenharia Ambiental da UFBA

Data: 24 de julho de 2013
Horário: 18:00 hs
Local: Faculdade de Arquitetura / UFBA
Presentes: Gabriela de Toledo (UFBA), Maria Medrado e Vitória Moraes (Projeto)
Pauta:
·         Possibilidades de apoio do departamento de Engenharia Ambiental da UFBA ao projeto.
Relato da Reunião:
A reunião com a professora Gabriela de Toledo, que aconteceu no dia 24/07 na Faculdade de Arquitetura da UFBA em Salvador, foi de grande importância para as reflexões de elementos que podem colaborar na construção do plano de saneamento.  Gabriela foi indicada pelo professor Moraes, docente da pós-graduação em Engenharia Ambiental e que esteve no Capão durante as reuniões organizadas pela comissão da água entre os anos de 2007 e 2008.
Como informações importantes que devem ser investigadas, a professora sugere a busca por estudos sobre os lençóis freáticos da região. Também destaca a importância da identificação de todos os mananciais e a avaliação da qualidade de suas águas.  Sobre o tema do esgotamento sanitário, Gabriela lembra da importância  que haja uma avaliação da forma que estes sistemas estão funcionando como forma de mensurar a eficiência das fossas das residenciais e dos estabelecimentos comerciais já existentes.  Sobre as fossas que vem seguindo um modelo mais ecológicos, Gabriela as identifica como "tecnologia apropriada" e considera que seja viável estas fazerem parte de um plano se saneamento municipal por estar seguindo uma lógica adequada.
A professora nos questionou sobre a questão da drenagem do Capão, indicando que esse também é um item fundamental na noção de saneamento ambiental e deve ser levada em consideração na elaboração do plano. Frisou a importância de se conceber o saneamento ambiental de forma ampla e da população está envolvida na construção do plano.

Gabriela se mostrou disponível para colaborar nas reflexões sobre a construção do plano e de pesquisar as possibilidades do departamento de Engenharia Ambiental da UFBA apoiar nas análise da qualidade da água das principais fontes de abastecimento do Capão.

domingo, 2 de junho de 2013

Diagnóstico de Saneamento no Vale

Atenção comunidade do Vale do Capão!

Esta semana os monitores de pesquisa do Projeto Sustentabilidade em Ação iniciaram o trabalho de porta-em-porta para realizarem o levantamento da situação e saneamento do Capão.

Os monitores estão identificados com uma camiseta do projeto e um crachá com seus nomes, e estarão divididos entre as localidades do Vale.

Esta etapa, de diagnóstico, consiste em levantar a realidade, a atual situação do Vale em relação às questões de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. Aproveitou-se também a oportunidade para levantar a opinião dos moradores sobre outros temas importantes para o Vale neste momento.

Monitora Wanessa aplicando questionário comercial próximo à Vila

As informações levantadas são confidenciais e só serão divulgadas de maneira agregada, ou seja, todos os dados juntos, como percentual do Vale (por exemplo: x % da casas no Capão sofrem com a falta de água).

O diagnóstico é de grande importância para conseguirmos traçar a realidade do saneamento no Capão, qual a situação das fossas, qual a situação do abastecimento de água, etc, além de levantar também qual a opinião dos moradores sobre estes temas. O diagnóstico auxiliará nas etapas seguintes, de construção do Plano de Saneamento para o Vale, facilitando a escolha da alternativa que a comunidade quer dar aos problemas de saneamento. Além disso, um diagnóstico bem feito aumenta as chances de conseguirmos captar os recursos para executar (construir) o Plano de Saneamento.

Os monitores, que foram treinados para realizar este trabalho, e suas respectivas localidades são:


Área
Monitores
Bomba
Solange e Cristiane
Engenho Velho, Buena, Fundão
Lisiane, Amanda
Brancos
Aruca, Rebeca, Paloma e Mateus
Córrego dos Bois - Campina
Aruca, Rebeca, Paloma e Mateus
Campos
Lisiane e Wanessa
Centro – Vila
Lisiane, Rebeca, Paloma e Amanda
Gatos
Aruca e Mateus
Gorgulho
Aruca e Amanda
Lagoa
Wanessa
Lajedo - Seu João
Marquinhos, Solange e Cristiane
Mata
Marquinhos e Mateus
Riachinho
Aruca e Wanessa
Riacho do Ouro
Rebeca e Paloma
Rua do Juca
Wanessa e Solange
Rodas
Rebeca e Paloma
Doce Mel – Rua Da Lama
Solange e Cristiane

Participe! Receba o monitor com carinho em sua casa, responda às questões com sinceridade e vamos assim construir juntos uma solução para nossos problemas de saneamento!


Para qualquer dúvida, crítica ou sugestão, escreva-nos no sustentabilidadevaledocapao@gmail.com ou procure um dos monitores ou a coordenação do projeto (Hiandra, Maria ou Vitória).

terça-feira, 21 de maio de 2013

1ª reunião do Projeto Sustentabilidade em Ação com a Comunidade do Vale do Capão



Aconteceu no último sábado, dia 18, no coreto da vila, a 1ª reunião do Projeto Sustentabilidade em Ação com a Comunidade do Capão. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas que vieram ouvir sobre o projeto e conhecer um pouco mais as suas metas e a forma que o trabalho está estruturado.





As coordenadoras Hiandra, Maria e Vitória apresentaram os detalhes do projeto, respondendo as perguntas e incorporando sugestões. Foi sem dúvida um importante momento para iniciarmos o trabalho e divulgarmos as ações!


Curso de Monitor de Pesquisa


Aconteceu nos últimos dias 16, 17 e 18 de maio (5ª, 6ª e sábado), na sede da APEA-CA e no salão do Posto de Saúde do Vale do Capão, o curso para os monitores de pesquisa que aplicarão os questionários socioambiental no Vale de Capão. Os 10 alunos selecionados são jovens moradores do Capão que participaram dos cursos de Monitor Ambiental ou Monitor de Recursos Hídricos oferecidos pelo programa PRONATEC em 2012, ou que participaram do curso Turismo Sustentável no Vale do Capão, também durante o ano de 2012.

No primeiro dia a coordenadora Maria Medrado apresentou o Projeto Sustentabilidade em Ação aos alunos de maneira mais aprofundada, passando também alguns aspectos sobre a legislação relacionada ao saneamento nas esferas municipal, estadual e federal. Foi apresentado, também, um pouco do histórico do movimento comunitário no Vale sobre o saneamento, em especial sobre o abastecimento de água.



Em seguida, Diana Almeida, ex-censitária do IBGE no Vale do Capão (Censo de 2010), apresentou  uma aula com os alunos sobre a pesquisa de campo e a coleta de dados de casa em casa. Diana relatou suas maiores dificuldades ao realizar o censo no Capão, oferecendo algumas dicas e adiantando alguns problemas que os alunos podem vir a enfrentar. A aula seguiu com a apresentação de alguns dados sobre o Vale, como o crescimento demográfico desde 2007, e terminou com uma discussão sobre a importância preservação do meio ambiente e a importância de se conservar a natureza do Vale do Capão.




O segundo dia de aula, na 6ª-feira, dia 17, começou com o atual secretário municipal de meio ambiente e turismo de Palmeiras Aruanã de Luca. Aruanã conversou com os alunos sobre as nova propostas de trabalho da secretaria, sobre o trabalho de levantamento dos poços perfurados no Vale do Capão e sobre a nova Lei Ambiental do município de Palmeiras, que oferecerá um marco legal importante para a preservação do meio ambiente.




A segunda parte da aula foi realizada com o cientista social e mestre em antropologia Thiago Bucci. A proposta da aula foi expor aos alunos como se realiza uma pesquisa de campo, buscando sempre respeitar o espaço e a cultura de cada entrevistado. Como Tiago atua com comunidades tradicionais e já realizou diversas pesquisas de campo, foi possível passar aos alunos dicas de como não interferir nas respostas dos entrevistados, como ser imparcial e como superar as dificuldades de campo






Por último, no sábado pela manhã, os alunos tiveram uma aula com o engenheiro agrônomo Danilo Miranda sobre manuseio do GPS e inserção dos dados coletados no Google Earth. A idéia é que os alunos, que estarão equipados com aparelhos GPS no momento da aplicação dos questionários, possam marcar os pontos de cada casa , assim como de poços e nascentes, o que será de grande importância na hora de se elaborar o Plano de Saneamento. Os alunos aprenderam utilizar o aparelho de GPS, marcando a localização e altitude exata de cada ponto que se queira mapear. Em seguida, os alunos foram apresentados ao Google Earth, um programa em que os dados coletados são inseridos sendo possível elaborar mapas marcados com os pontos identificados. Uma vez que todo o Capão esteja mapeado, com cada casa, estabelecimento comercial, nascente e poços localizados, será mais fácil montar um plano que contemple a todos.






É importante ressaltar que todos os dados coletados na etapa de diagnóstico do projeto, em especial os dos questionários, serão confidenciais, sendo apresentados de forma estatistica, sendo que nenhuma informação de nível individual, de um único questionário, será divulgada. As informações, como total de casas, total de casas com abastecimento por nascentes, total de moradores que são favoráveis a uma taxa de água, por exemplo, serão divulgadas na intenção de se enriquecer o debate e a discussão sobre o saneamento. Os dados permitirão que a comunidade tenha um retrato mais claro sobre o que de fato está acontecendo com a distribuição de água, a destinação do esgoto e dos resíduos sólidos, para que possamos juntos encontrar uma solução sustentável.

Por isso, nos próximas semanas, ao receber um dos monitores do projeto em sua casa, não se esqueça que as informações que você oferecerá serão muito importantes para que possamos resolver juntos os problemas de saneamento do Vale.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

1a reunião Projeto Sustentabilidade em Ação com a comunidade acontecerá no sábado, dia 18!



Vamos construir juntos um plano de saneamento (água, esgoto e lixo) para o Vale do Capão.


1ª Reunião com a
Comunidade do Capão
                                                   
·      Data: 18/05/2013 (Sábado)
·      Horário: 16:00 hs
·      Local: Salão do Posto de Saúde

    Pauta:
·      Apresentação do Projeto;
·      Informações sobre as ações realizadas;
·      Incorporação de sugestões.

Venha! Participe! Colabore!

Para maiores informações, falar com Maria, Vitória ou Hiandra nos telefones 3344-1005 e 3344-1077 ou no blog: 

Próximas Atividades

Procure no Blog

Posts mais vistos