Aconteceu na última 6ª-feira, dia 19/04/2013, mais uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Palmeiras - o CONTURMA. Na ocasião, duas das coordenadoras do Projeto Sustentabilidade em Ação (Maria Medrado e Vitória Moraes) comunicaram o inicio do projeto e levaram aos conselheiros as atividades previstas. Dentre os conselheiros presentes, estava Janivaldo "Nininho" Santos, presidente da APEA-CA, proponente do Projeto. O novo secretário municipal de desenvolvimento econômico sustentável, Aruanã de Lucca, reforçou a disposição da Prefeitura Municipal de Palmeiras, parceira do Projeto, em realizar ações conjuntas. Na primeira fase do projeto, de diagnostico socioambiental, a prefeitura incluirá atividades como o levantamento oficial do número de poços perfurados no Capão e a colaboração de um geólogo contratado. Os detalhes da parceria, como agenda do levantamento de campo, ainda serão discutidos em futuras reuniões.
O CONTURMA é um conselho formado por representantes da sociedade civil e do poder público e tem como objetivo discutir e sugerir ações relacionadas ao meio ambiente no município de Palmeiras. Nesta reunião também foram discutidos a oficialização do CONTURMA, a Lei Ambiental de Palmeiras, que devera ser votada em breve pela Câmara Municipal de Palmeiras, e ações para construção do Plano de Manejo do Morro do Pai Inácio.
As reuniões do CONTURMA são abertas à população palmeirense, mas apenas os membros titulares e suplentes das organizações que fazem parte do conselho têm direito de voto. As reuniões ordinárias ocorrem toda 1ª 2ª-feira de cada mês às 09:00 em Palmeiras, na secretaria de turismo e meio ambiente ou na sede do ICMBio em Palmeiras.
0 comentários:
Postar um comentário